-
Arquitetos: HAMS and, Studio
- Área: 56 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Akira Nakamura
-
Fabricantes: AutoDesk, BEAL, Enscape, Kvadrat, Rhinoceros, Silent Gliss
Descrição enviada pela equipe de projeto. Já se passaram cinco anos desde que nos unimos ao escritório de arquitetura Takenaka Corporation em Tóquio e foi quando encontramos uma boa oportunidade de comprar este apartamento de segunda mão e planejamos renová-lo como um projeto pessoal. O conceito é "One Bedroom Wonder". O nosso objetivo era criar um "ambiente único" onde a escada em caracol e a claraboia pudessem ser vistas de qualquer lugar, dividindo o apartamento não com uma parede, mas com uma cortina para unir o espaço e criar uma atmosfera de leza.
O "ger" mongol é um exemplo típico de forma básica de um cômodo da casa. Os "ger" não têm paredes, e diferentes zonas são colocadas em um espaço, com uma claraboia no centro. Este projeto em si é o estudo de uma "sala única" entre os diversos estilos de vida na atualidade. Uma sala de estar, uma área de descanso, uma sala de jantar / trabalho e uma área de armazenamento estão todas organizadas em um único espaço. Nesse sentido, trabalhamos com três tipos diferentes de "maravilhas" (elementos) para criar uma distância apropriada entre cada zona.
A primeira "maravilha", o "DOMA" atravessa todas as zonas - desde a entrada, por baixo da claraboia, até à frente da cama. Ao fazer uma relação que conecta os espaços ao mesmo tempo que os separa, o "DOMA" atinge cada região. A segunda "maravilha" é a cortina em forma de "S" de altura total que cria privacidade, profundidade e conexão no espaço. O quarto e o guarda-roupa são colocados atrás da cortina em "S", e outra cortina em "L" é posicionada entre o quarto e a primeira cortina. O dormitório pode ser escondido fechando as cortinas duplas. A ideia dos arquitetos é poder mudar a opacidade do espaço de acordo com o humor da pessoa e a luz do sol.
A terceira "maravilha" é a parede estrutural, com o seu desenho livre e aberto, inclui uma estante de livros, um espaço de armazenamento, estantes de exposição, uma televisão, uma cômoda, iluminação e pequenos espaços de trabalho. Esta parede, composta por barras lisas duplas de ferro, está voltada para a cortina em "S", conferindo um ritmo acentuado ao ambiente único. Essas três "maravilhas" são misturadas em várias camadas, criando a sensação de expansão e profundidade a este pequeno espaço.